SOBRE NÓS

O GLean

 

O GLean – Grupo de Estudos em Lean -  é uma entidade do Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas da UFSC que visa proporcionar um ambiente de aprendizagem focado na filosofia enxuta, oriunda do Sistema Toyota de Produção.

 

O Grupo realiza pesquisas e trabalhos práticos de implementação em empresas, complementando a formação de engenheiros com conhecimento diferenciado e vasta experiência com a filosofia Lean de manufatura enxuta bem como um conhecimento exemplar de suas ferramentas e aplicações. O GLean é composto por graduandos de engenharia da Universidade Federal de Santa Catarina e conta com o auxílio do professor tutor Dr. Glauco Garcia Martins Pereira da Silva. Nos últimos quatro anos, o grupo consolidou seus conhecimentos e focou-se em projetos práticos e desde então, mais de 25 projetos foram realizados. Neste mesmo período foram aprovadas mais de 10 publicações em congressos nacionais e internacionais

Missão

Diferenciar os membros na filosofia e práticas Lean, através do aprendizado, a fim de sustentar nossa evolução contínua”

Visão

 

“Ser um grupo reconhecido nos meios acadêmico nacional e empresarial de referência por desenvolver profissionais na filosofia Lean"

Valores

 

Liderança

Disciplina

Proatividade

Profissionalismo

Melhoria Contínua

Paixão pelo grupo

Busca e disseminação de Conhecimento

História

               Em 2006, um grupo de estudantes pioneiros e inovadores decidiram criar um grupo. Incertos do futuro, apenas sonhavam em estabelecer os fundamentos de algo que poderia vingar e levar o nome da universidade e seus membros para mais perto de uma filosofia inovadora, e alavancar a aprendizagem dos graduandos que, como eles, se apaixonaram pelo Lean. No início era apenas um grupo que marcava encontros para estudarem e compartilharem as novidades e questões que foram surgindo ao longo do percurso. Sempre com o sonho de uma entidade em mente, conversaram com o professor Dalvio Ferrari Tubino em busca de uma direção, alguém que pudesse mais que ensinar a manufatura enxuta, alguém que fosse um tutor para o grupo. O Professor então aceita a ideia de ajudar alunos a aprender Lean e divide a responsabilidade de ensino dos graduandos com seus orientandos da pós-graduação.

 

          Quando o grupo conquistou seu espaço no departamento como entidade, não foi suficiente, ainda existia um pensamento compartilhado entre os membros e a crença de que poderiam aplicar o conhecimento adquirido em empresas da região. Esse foi o 1º grande desafio dos membros do GLean. “Imagine: grandes empresas brasileiras e multinacionais vão abrir suas portas para que possamos realizar trabalhos de graduação, essas grandes empresas vão buscar e priorizar estagiários do Glean, futuros melhores profissionais em Lean do Brasil”. Iniciando o caminho para tornar o sonho realidade o grupo começa seus primeiros projetos em pequenas empresas da região, e dando bons resultados, começa a alçar voos maiores, aumentar a complexidade dos projetos, dos treinamentos, das parcerias e seguir em rumo àquela que seria sua mais forte visão: “Ser referência na formação de talentos Lean no Brasil.”

 

             Agora o desafio é capacitar os novos membros repassando tudo o que já foi aprendido na história do grupo em apenas dois ou três meses de aula. O que começou com reuniões de discussão chamadas “Encontros kaizen” e antes era aprendido em um ano ou dois, hoje é aprendido em poucas semanas, com workshops, dinâmicas e aplicações práticas em empresas. Isso demonstra como o grupo evoluiu e se estruturou. Se ainda não atingiu a visão de ser referência está chegando bem perto dela.

 

 

Nossos Tutores

Glauco Garcia Martins

 

Tutor atual do grupo, apoia e suporta em assuntos práticos, teóricos e faz a ponte entre o grupo e o departamento.

 

Possui graduação (2006), mestrado (2009) e doutorado (2013) em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina, com período

de estágio doutoral na Universidade Politécnica de Valencia, Espanha. Atualmente é professor no Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas

da Universidade Federal de Santa Catarina, e Coordenador do Laboratório de Simulação de Sistemas de Produção (LSSP/UFSC) e do Grupo de Estudos

em Lean (GLean/UFSC), com foco em estudo e pesquisa nos temas de Planejamento Projeto e Controle da Produção (PPCP), jogos empresariais, linhas de montagem e manufatura enxuta.

 

Em atividades de extensão, tem experiência em projetos de implantação da manufatura enxuta em empresas de diversos setores industriais.

Fernando Antonio Forcellini
 

Foi tutor do GLean por cerca de um ano, e ajudou o grupo a desenvolver o interesse pela área acadêmica.

 

Possui doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1994) e pós-doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo (USP) em 2008. Atualmente é Professor Associado IV da Universidade Federal de Santa Catarina. Atua nas áreas de desenvolvimento, modelagem, melhoria e gestão de processos, produtos e serviços. É membro dos grupos GEPPS e S-ProLog, do Depto. de Eng

de Produção e Sistemas

Dalvio Ferrari Tubino

 

Esteve presente na fundação do GLean e foi tutor do grupo até sua aposentadoria. Atualmente participa e ajuda em eventos relacionados ao GLean.

 

Graduado em Engenharia Metalúrgica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1978), Mestrado e Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1981 e 1994). Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Planejamento, Projeto

e Controle de Sistemas de Produção, atuando principalmente nos temas: planejamento e controle da produção, manufatura enxuta e suas ferramentas, jogos educacionais. É também autor de diversos livros referências em Engenharia de Produção no Brasil.

© 2020 GLean - Grupo de Estudos em Lean